terça-feira, 21 de julho de 2015

Limonada com alfazema

Nesta altura do ano os limões são sumarentos e por isso, nada é melhor do que beber uma limonada fresquinha com o toque ácido do limão e o aroma delicado da alfazema!




Ingredientes:
200 ml sumo de limão (2 limões)
800 ml água fria
40 g açúcar amarelo
3 flores de alfazema
gelo q.b.

Preparação:
O sumo de limão deve ser espremido na hora. Misturar todos os ingredientes e servir com gelo.
Espero que gostem!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Brownie de chocolate com nozes e caramelo salgado


A pedido da aniversariante mais nova cá de casa fiz este brownie gigante de chocolate com nozes e molho de caramelo salgado. Uma delícia reservada apenas para os dias especiais!


Ingredientes:
Bolo
180 g margarina
160 g açúcar amarelo
150 g chocolate preto em barra
2 colheres de sopa de cacau em pó
3 ovos
1 pitada de canela em pó
110 g farinha de trigo sem fermento
100 g de miolo de nozes partido

Molho de caramelo salgado
100 g açúcar mascavado
250 ml natas
10 g manteiga
1 pitada de sal

Preparação:
Bolo
Derreter a margarina com o chocolate no microondas por períodos de 30 segundos até obter uma mistura homogénea. Numa taça misturar os restantes ingredientes com varas de arame. Adicionar a mistura da manteiga derretida à taça anterior e mexer ligeiramente. Forrar uma forma de 15/20 cm com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante aprox. 15 minutos. Deixar arrefecer o bolo e na hora de servir fazer enfeites com o molho de caramelo salgado. Usei o dobro desta receita para fazer este bolo.

Molho de caramelo salgado
Colocar o açúcar num tacho e levar a lume brando até derreter. Adicionar as natas a ferver e mexer até obter um creme homogéneo. Juntar a manteiga e o sal mexendo mais um pouco. Deixar arrefecer. À medida que vai arrefecendo, torna-se mais espesso.

Aproveitei as bonitas alfazemas floridas do jardim para a decoração da sala que oscilou entre o lilás e o branco de outras flores. São algumas sugestões simples que dão outro encanto a uma comemoração tão especial.





Espero que gostem!

domingo, 5 de julho de 2015

Crema Catalana

Tinha muita curiosidade em experimentar o creme catalão porque uns ingredientes tão aromáticos faziam adivinhar um creme intenso de sabor e como é feito com amido de milho seria mais uma sobremesa sem glúten! A textura e sabor é bastante diferente do nosso tradicional leite creme mas é uma sobremesa fresquinha a repetir brevemente.

Ingredientes (4 porções):
250 ml leite magro
60 ml de natas
40 g açúcar
10 g amido de milho
3 gemas
1 casca de laranja
1 casca limão
1 pau de canela
1/4 de vagem de baunilha

Preparação:
Colocar num tacho o leite, natas, cascas de laranja, casca de limão, pau de canela, vagem de baunilha aberta e aquecer até levantar fervura. Numa taça grande misturar as gemas, amido de milho e açúcar. Adicionar lentamente a mistura do leite quente passado por um coador à taça com as gemas e mexer com vara de arames. Transferir a mistura anterior para o tacho e levar a lume brando até levantar fervura. Colocar o creme numa taça e levar ao frigorífico. Na hora de servir polvilhar com açúcar e queimar. Este não ficou tão queimado quanto eu gostaria porque o maçarico ficou sem gás! A fonte de inspiração foi o blog  petitesucreries, mas alterei-a ligeiramente.











Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...